Bichectomia é a cirurgia realizada com o objetivo de afinar o rosto na sua porção inferior, deixando-o mais angulado, menos redondo.

Consiste na retirada cirúrgica de parte da gordura de um compartimento localizado na bochecha, entre o maxilar e a mandíbula, um de cada lado, conhecido com o nome de Bola de Bichat, daí o nome da cirurgia.

Tem finalidade puramente estética e é controversa para muitos cirurgiões plásticos devido ao fato de ocorrer atrofia natural da gordura da face com o envelhecimento. Por este motivo tal procedimento deve ser indicado com muito critério e realizado com cuidado de não retirar em excesso, evitando deixar a face muito esqueletizada no futuro.

Independente da retirada desta gordura, a atrofia e flacidez de pele da face ocorrerá em maior ou menor grau, mais cedo em algumas pessoas e mais tarde em outras, dependente somente de características individuais.

 

Procedimento Cirúrgico

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia local ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

 

Etapa 2 – A cirurgia

É realizada uma pequena incisão internamente na bochecha, de aproximadamente 2 cm, por onde é exposta a gordura da bola de Bichat e, com instrumentos adequados, traciona parte da gordura que será retirada com todo cuidado, para evitar retirada em excesso e prevenir traumas de outras estruturas importantes da região.

 

Etapa 3 – Resultados

A recuperação ocorre geralmente na primeiros dias, quando o edema mais intenso tende a suavizar o suficiente para retorno às atividades de rotina. Atividades físicas mais intensas devem ser evitadas no primeiro mês. A reação do organismo se parece com aquela provocada por uma cirurgia dentária. O resultado final aparece logo após 2 a 3 meses.