TOXINA BOTULÍNICA

O “Botox” é uma substância produzida a partir de uma proteína derivada da bactéria Clostridium botulinum. Apesar de ser utilizada em diversas áreas da medicina, sua maior aplicação atualmente, é para fins estéticos.

Administrada em doses bem pequenas diretamente nos músculos da face, a toxina botulínica tem a propriedade de relaxar a musculatura. Diminuindo a força de contração muscular, suaviza sulcos profundos e linhas do rosto, conferindo à face uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

As mais jovens também se beneficiam do “botox”, pois sua aplicação em pequenas doses tem também caráter preventivo, retardando o surgimento das primeiras rugas.

Com os avanços nas técnicas de aplicação, hoje é possível um botox extremamente natural, sem que ocorra a paralisação completa da musculatura e o congelamento da expressão. O resultado se torna aparente, no geral, após o 3º dia. Em 20 dias temos o resultado final com efeito total em todos os músculos tratados.

Após o período de 20 dias da aplicação, o dermatologista recebe novamente a paciente para fazer uma avaliação do tratamento. Na avaliação é verificada a a necessidade de uma complementação. Geralmente a aplicação de Botox tem duração de 3 a 6 meses e esse período pode variar, podendo durar mais ou menos que essa média. O tempo de duração do efeito é individual e o resultado do tratamento também varia de pessoa para pessoa. Um tratamento pode ter duração diferente do outro, inclusive no mesmo indivíduo. A duração é influenciada pela força muscular, rotina de atividade física e uso de medicamentos.

Músculos mais fortes, prática de esportes de alta performance e alguns medicamentos podem influenciar no resultado. Nesses casos a duração do tratamento é sensivelmente menor.

Há um intervalo sugerido de 6 em 6 meses para manutenção do tratamento e conservação dos resultados. A manutenção com novas aplicações de Botox evita a formação do anticorpo que combate a Toxina Botulínica, quando encontra a substância no organismo. É também importante respeitar o período mínimo de segurança de 4 meses entre uma aplicação e outra.

A aplicação de Botox é um procedimento que apresenta contra-indicações. É importante realizar uma consulta médica para uma minuciosa avaliação.

É um procedimento seguro, que pode ser realizado em consultório e não requer afastamento das atividades habituai