A redução os pequenos lábios vaginais, chamada de ninfoplastia ou labioplastia, é mais conhecida e tratada leigamente pelo termo genérico de “cirurgia íntima”.

Em um tempo não muito distante, mulheres que se sentiam incomodadas, inibidas ou constrangidas e sofriam com as alterações na área genital, absorviam toda esta carga sem dividir com ninguém. Tais alterações podem levar a inflamações, desconforto no uso de determinadas roupas, dor durante atividade sexual, constrangimento e insegurança nas relações sexuais, afetivas e até de trabalho.

Com a quebra de preconceitos, maior liberdade no mundo feminino e mais informações com grande divulgação destes procedimentos, cada vez mais mulheres se interessam pelo assunto, e a procura por estas cirurgias tem aumentado.

As alterações podem ser aumento dos pequenos lábios além dos limites dos grandes lábios e assimetrias por crescimentos diferentes de um lado e do outro. Pode ocorrer também excesso de pele na região anterior da vagina como prolongamento dos pequenos lábios, com uma sobra redundante sobre o clitóris, podendo dificultar ou reduzir o prazer durante a atividade sexual por proteger o clitóris do atrito do pênis.

 

Procedimento Cirúrgico

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa com anestesia local ou bloqueio e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

 

Etapa 2 – Incisão

O excesso de pele que será retirado é marcado previamente com uma tinta para assegurar aspecto semelhante os dois lados. Um medicamento pode ser injetado localmente com objetivo de reduzir o sangramento. Após a pele ser retirada é comparado os dois lados.

 

Etapa 3 – Fechando as incisões

A sutura é feita com fio absorvível dentro da pele para redução do incômodo e tal fio será eliminado espontaneamente nas primeiras semanas sem a necessidade de retirá-lo.

 

Etapa 4 – Resultados

Dentro de uma expectativa realista, os resultados são excelentes e altamente compensadores para as mulheres. Após 30 dias provavelmente o aspecto local já estará muito próximo do definitivo, trazendo mais confiança e liberdade, elevando a autoestima e a satisfação de uma estática mais refinada.

 

Pós operatório

O curativo é feito aplicando um creme ginecológico e uso de um absorvente como proteção por baixo da roupa íntima. Estão liberados os banhos diários e repetir o curativo por 1 a 2 semanas. Certo edema, alguma equimose e um pouco de desconforto pode acontecer nas primeiras 48 horas, mas que são atenuados com a medicação prescrita.

O retorno às atividades leves normais diárias e de trabalho estão liberadas após 72 horas, assim que se sentir capaz. Atividade física intensa e sexual é permitida após 30 dias, desde que não tenha nenhum desconforto ou sensibilidade exagerada. Neste período o aspecto já é mais definitivo e as cicatrizes praticamente imperseptiveis.

 

Outras cirurgias

Embora seja a mais conhecida, a ninfoplastia não é a única cirurgia íntima que pode ser realizada. Também pode ser corrigido o aumento de gordura da região pubiana (Monte de Venus) quando este é exagerado, causando volume deformante ou muito marcado nas roupas justas ou no biquíni. Ainda as alterações nos grandes lábios podem ser tratadas com a retirada de gordura por lipoaspiração no local, quando estes estão muito volumosos, e enxerto de gordura quando são muito pouco desenvolvidos ou, o que é mais comum, para repor a atrofia que ocorre com a idade.

Também os homens podem se beneficiar de cirurgias na área genital e a mais conhecida é a correção do excesso de pele na extremidade do pênis(prepúcio) genericamente chamada de fimose, cirurgia mais realizada na infância até a puberdade. Depois da puberdade, quando os órgãos genitais já se desenvolveram, dependendo do volume de gordura depositado na região pubiana, alguns homens podem apresentar uma camuflagem da base do pênis por este excesso de gordura no local, produzindo um visual de encurtamento do mesmo. A lipoaspiração desta região está indicada nestes casos.

Clique aqui e agende sua consulta