Mamoplastia Redutora: o que é?

Mamoplastia redutora é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o tamanho dos seios a partir da retirada do excesso de gordura, do tecido glandular e da pele. O objetivo desta cirurgia é atingir um tamanho de mama que seja proporcional ao corpo, aliviando o desconforto comumente associado aos seios muito grandes.

Assim que a retirada de gordura e tecidos for feita, é realizado o remodelamento das mamas, conferindo a elas um formato natural de cone, além de reposicionar a aréola.

Em algumas mulheres, seios excessivamente grandes podem levar a problemas tanto de ordem emocional quanto de saúde. O peso proveniente do excesso de tecido mamário pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa normal e comprometer postura por sobrecarregar a coluna.

O desconforto emocional e físico, muitas vezes associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois pode levar à fadiga da musculatura das costas, causando dor crônica.

Agende sua Consulta

Procedimento Cirúrgico

O que acontece durante a cirurgia de redução de mama?

A cirurgia de redução de mama geralmente é realizada por meio de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, esse excesso de gordura pode ser removido por lipoaspiração, em conjunto com as técnicas descritas abaixo. A técnica usada para reduzir o tamanho dos seios será determinada a partir das particularidades anatômicas da paciente, além da composição da mama, a quantidade de redução desejada, suas preferências pessoais e aconselhamento do cirurgião.

 

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

 

Etapa 2 – Incisão

Opções de incisão incluem:

  • Padrão circular em torno da aréola: as linhas de incisão que permanecem são visíveis e as cicatrizes permanentes, no entanto, tendem a ficar bem escondidas sob maiô ou sutiã;
  • Padrão de fechadura ou forma de raquete: com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama;
  • Padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.
 

Etapa 3 – Remoção do tecido e reposicionamento

Após a incisão, o mamilo (que permanece com seu suprimento sanguíneo original) é reposicionado. Se necessário, a aréola é reduzida através da excisão de pele no perímetro.

O tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

 

Etapa 4 – Fechando as incisões

Aproximam-se as incisões para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios. Podem ser utilizados suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica para fechar a pele. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo.

 

Passo 5 – Resultados

Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.

 

Pós-operatório

Após finalizar o procedimento de redução da mama, gazes e micropore serão aplicados nas incisões. Uma bandagem elástica ou sutiã podem ser usados para minimizar o inchaço e dar sustentação aos seios.

Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para auxiliar a saída de qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular no local.

Por que escolher a Clínica Lindomar Delgado?

  • Médicos te escutam e auxiliam SUAS escolhas.
  • Atenção do seu médico até o final do seu tratamento.
  • Renuvion: equipamento moderno para lipo HD e flacidez de pele.
  • Equipamentos modernos de lipoaspiração.
  • Técnicas de cicatrizes reduzidas para mamoplastias.
  • Segurança de hospital referência nacional.
  • Equipe de fisioterapia referência em Cirurgia Plástica na região.