A lipoabdominoplastia é o procedimento no qual a cirurgia convencional do abdômen se associa à aspiração dos excessos de gordura localizada em todo o abdômen e laterais da cintura.
Um dos principais efeitos da lipoabdominoplastia é um resultado estético mais refinado com uma cintura mais delimitada.
Listamos abaixo as 10 principais dúvidas sobre a lipoabdominoplastia para você saber como essa cirurgia plástica é realizada.
A lipoabdominoplastia serve para retirar o excesso de pele na região abdominal do corpo. Este excesso de pele é retirado para corrigir a flacidez.
Além disso, nesse procedimento os músculos enfraquecidos são recompostos. Isto é, a diástase dos músculos retos abdominais é eliminada.
Geralmente, essa diástase aparece após a gravidez ou perda significativa de peso, ou seja, é um afastamento dos músculos retos da região abdominal. Dessa forma, a cirurgia plástica proporciona um abdômen mais bonito e tonificado.
A lipoabdominoplastia é indicada para dar quem tem a pele do abdômen flácida devido a diversos fatores. Sem dúvida, isto seria muito mais difícil com a cirurgia convencional do abdômen ou simplesmente com exercícios físicos.
Em princípio, realizar exercícios físicos e controlar o peso não são suficientes para atingir certos objetivos, até mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen flácido e frouxo.
Geralmente, a flacidez abdominal é causada por:
Você deve evitar consumir alimentos gordurosos, bem como frituras e bebidas alcoólicas no dia que antecede a cirurgia plástica. Além disso, o cirurgião orienta fazer jejum de 8 horas antes do procedimento.
Se o paciente faz uso de algum medicamento, isto deve ser avaliado pelo cirurgião para a necessidade de suspensão temporária. O cirurgião irá solicitar também um risco cirúrgico para você, pois ele é importante para identificar as condições de saúde do paciente.
Ela é feita em um ambiente hospitalar com toda a segurança de um centro cirúrgico para que o paciente seja bem atendido.
A cirurgia começa com a infiltração de uma solução de soro fisiológico com vasoconstritor na gordura que vai ser aspirada.
Após a retirada da gordura desejada pela lipoaspiração, dá prosseguimento à plástica abdominal com uma incisão horizontal orientada na área entre a linha do púbis e umbigo como em uma cesariana.
Normalmente é retirada toda a pele entre o umbigo e o púbis. Em seguida, toda a pele superior que sobrou é esticada até em baixo e refeita a fixação do umbigo com uma cicatriz dentro dele.
Alguns medicamentos são administrados para que você, acima de tudo, tenha conforto durante o procedimento cirúrgico.
As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Isto será avaliado pelo seu médico, que com toda a certeza vai recomendar a melhor opção para você.
A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário. Através desta incisão entre o umbigo e o púbis, os músculos abdominais enfraquecidos são recompostos e suturados, enquanto o excesso de pele e de tecidos são removidos.
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia requer uma incisão horizontal na área entre a linha do púbis e umbigo. Uma segunda incisão, em torno do umbigo, pode ser necessária para remover o excesso de pele na parte superior do abdômen.
O fechamento das incisões é feito através de suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes. Na Clínica Lindomar Delgado a sutura é feita com fio absorvível pela parte interna e usado cola cirúrgica na parte externa, ficando assim sem nenhum ponto aparente.
O procedimento vai proporcionar a você um contorno corporal mais definido. Os resultados obtidos são um abdômen um pouco mais fino e reto, uma cintura mais definida e marcada, ou seja, mais proporcional com o seu corpo.
Nas primeiras semanas, os resultados vão ser menos aparentes devido ao inchaço e pela restrição das atividades pós-operatórias até a cicatrização interna ser finalizada.
No período de uma semana a duas, você poderá ficar totalmente em pé. Antes disso, você pode fazer algumas caminhadas dentro de casa e evitar alimentos gordurosos e com alto teor de açúcar.
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre a área operada. Na Clínica Lindomar Delgado utilizamos o tapping, que é uma espécie de bandagem elástica utilizada para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam.
A equipe de fisioterapia da Clínica Lindomar Delgado vai te orientar a usar a malha de compressão por cerca de 30 dias.
A drenagem linfática também é recomendada. A fisioterapeuta responsável por cuidar de você vai te orientar a partir de qual dia iniciará as drenagens no pós-operatório.
O ideal é evitar a prática de exercícios físicos dentro de 30 dias após a cirurgia de lipoabdominoplastia. Ao mesmo tempo, deve evitar pegar peso e fazer esforços.
O resultado final só é observado após 6 meses. Portanto, neste período, você deve retornar ao cirurgião para a avaliação do pós-operatório.
Você se interessou por este procedimento? Entre em contato com a nossa equipe para agendar uma avaliação com os nossos cirurgiões clicando aqui.