A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de remover o excesso de gordura e pele do abdômen. Nesse sentido, ela ajuda a diminuir a flacidez e garante aquela tão sonhada “barriga tanquinho”, além de poder remover estrias e cicatrizes do local.
Vale ressaltar ainda que essa cirurgia pode ser realizada tanto por mulheres quanto por homens e é indicada, principalmente, para as pessoas que perderam muito peso ou para mulheres que, após a gravidez, ficaram com a região da barriga flácida.
Porém, muitos pacientes que se submetem (ou querem se submeter) a essa cirurgia se perguntam se, após esse procedimento, é possível voltar a ter barriga e a resposta é SIM!
Afinal, não existem milagres e, dessa forma, o ganho de peso devido a questões como gravidez, má alimentação ou falta de atividades físicas pode sim acontecer.
Ou seja, para manter o resultado, é importante que, após a cirurgia, o paciente mantenha alguns cuidados básicos, é exatamente sobre eles que vamos falar no post de hoje.
Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais!
A primeira coisa que o paciente precisa ter em mente é que a cirurgia deve incentivar uma mudança de hábitos, que ajudem a manter a forma e, consequentemente, o resultado.
Ou seja, cuidados com alimentação e uma rotina de exercícios físicos passam a ser itens indispensáveis para aqueles que querem manter o efeito da abdominoplastia.
Os principais causadores de barriga após a cirurgia são:
O famoso efeito sanfona, recorrente de engordar e emagrecer várias vezes, acaba gerando mais flacidez na pele e, consequentemente, diminuindo os resultados da cirurgia.
Nesse sentido, a dedicação e cuidado com a saúde e com a alimentação são fundamentais, principalmente, nos primeiros 30 dias. Para isso, diminua a gordura e coma mais frutas e vegetais. Também se mantenha hidratado e beba bastante água.
Outra forma de combater o aumento de peso após abdominoplastia é realizar sessões de drenagem linfática ainda no período de recuperação do procedimento, isso vai ajudar, entre outras coisas, a amenizar a retenção de líquidos, os edemas e a celulite.
A abdominoplastia, normalmente, não prejudica uma futura gravidez, no entanto aumenta o risco de aparecimento de estrias e do retorno da barriga. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gestação.
Esta é uma dúvida muito comum, principalmente e a resposta é sim
No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o procedimento não é feito como retoque de abdominoplastia, mas sim como uma nova cirurgia. Por isso, é de suma importância que o paciente passe novamente por uma avaliação médica.