Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o Brasil é líder mundial no ranking de procedimentos estéticos, com cerca de 1,5 milhões de cirurgias feitas anualmente.
Entre os procedimentos mais realizados, está a Lipoenxertia, também conhecida como enxerto de gordura, responsável por reparar, definir, reduzir ou aumentar o volume de algumas regiões do corpo, como glúteos e coxas.
Se você gostaria de entender um pouco mais sobre esse processo, este artigo foi feito para você. Continue lendo para saber mais.
O que é e como é feita a Lipoenxertia
A Lipoenxertia é uma técnica de cirurgia plástica que usa a gordura de partes do prório corpo para preencher, definir ou dar volume a outras partes do corpo.
Funciona assim: por meio da técnica de lipoaspiração, o cirurgião plástico responsável fará a retirada da gordura das partes do corpo que se encontram em excesso, que geralmente são barriga, costas e coxas.
Após a retirada da gordura, ela é tratada e purificada para eliminação de restos celulares, sangue e outros microorganismos. Quando a gordura se encontra pronta, chegou a hora de enxertá-la na região pretendida usando agulhas finas, através da realização de microinjeções com o objetivo de harmonizar ou aumentar o volume das regiões.
Para um procedimento seguro, o paciente precisa passar por consulta e exames pré-operatórios para avaliar seu quadro de saúde geral, e a possibilidade da anestesia, sem riscos.
Qual a diferença entre Lipoenxertia e Prótese
É comprovado cientificamente que ambos os procedimentos são benéficos e satisfatórios, tendo cada suas vantagens e desvantagens.
Uma das vantagens da lipoenxertia quando comparamos com próteses é a aparência natural, remodelagem de outras áreas com gordura em excesso e pós-operatório mais tranquilo, sem risco do corpo rejeitar a própria gordura.
A cirurgia para o implante de prótese é indicada quando o paciente tem perda de peso significativa ou quando ele não possui gordura suficiente para o enxerto. Em relação ao outro método, a parte do corpo que receberá a prótese terá uma consistência levemente mais dura. Além disso, é importante ressaltar que neste caso o paciente não poderá tomar injeção na região.
Vantagens da Lipoenxertia sobre outros procedimentos
Os benefícios da lipoenxertia são inúmeros, listamos alguns dos motivos que justificam a opção por esse procedimento, confira:
Podemos destacar também mais alguns benefícios, como:
Como é o pós-operatório da Lipoenxertia
O processo de cicatrização e recuperação é simples e rápido. Nos primeiros dias, é bastante comum um leve desconforto no local da realização cirúrgica, com o surgimento de hematomas ou inchaço localizado. Para controlar esses sintomas, o médico poderá receitar o uso de analgésicos.
No primeiro mês, a recomendação é de repouso e não é aconselhável a realização de esforços físicos durante o período. A ingestão de água e de alimentos leves também é aconselhada.
É importante que o paciente mantenha o médico responsável atualizado de informações sobre quaisquer sinais que estejam fora do esperado.
Gostaria de mais informações sobre este procedimento? Agende agora uma avaliação conosco e conheça essas e outras soluções em reparação estética!