A mastopexia é um procedimento cirúrgico bastante procurado por mulheres que desejam ajustar as mamas seja deixando-as com formato mais harmonioso ou com tamanhos maiores. Mas, você sabe como é feita a mastopexia?
A diferença entre as mamas pode ocorrer devido a diversos fatores. Com o passar dos anos, elas tendem a ficar caídas, em muitos casos, devido à gravidez e à amamentação. Ou ainda pela perda de peso e também hereditariedade.
A própria sustentação das mamas é reduzida por um processo natural provocado pelo envelhecimento.
E para isso, existe a mastopexia para levantar e reposicionar as mamas. Saiba mais sobre como é feito este procedimento em nosso artigo.
Antes de mais nada, é importante dizer que a cirurgia para reposicionamento das mamas deve ser feita para agradar única e exclusivamente à paciente. Não para satisfazer os desejos de alguém ou ainda para ficar parecido com um suposto ideal.
A mastopexia pode reduzir aréolas alargadas com o tempo, assim como ter um intuito para rejuvenescimento. Após o procedimento, as mamas ficam com aspecto jovem e com maior firmeza.
A cirurgia pode ser feita através de várias técnicas de incisão. Ela será definida a partir de alguns critérios, como o tamanho das mamas, grau de flacidez das mamas, tamanho e posição das aréolas, elasticidade e quantidade de pele em excesso.
A recuperação é bem rápida e você pode tomar banho após as primeiras 24 horas. Para quem gosta de praticar exercícios físicos em academia, o retorno pode ser feito após 30 dias, dependendo da avaliação do seu cirurgião.
A drenagem linfática é uma recomendação dos cirurgiões. A equipe da Clínica Lindomar Delgado tem fisioterapeutas especialistas nessa fase do pós-operatório.
Geralmente, as drenagens já são liberadas a partir de 2 dias após a cirurgia. A ideia é evitar inchaços e remodelar as cicatrizes. Os cirurgiões indicam evitar pegar peso e fazer esforços nos primeiros 15 dias após a cirurgia.
Dessa forma, vale evitar também movimentos bruscos com os braços, levantar os braços acima da linha do pescoço e evitar se deitar de lado.
As mamas ainda não estarão com o formato definitivo nos primeiros dias, por isso vale esperar, no mínimo, três meses para se ter uma noção de como elas ficarão definitivamente.
Mas, alguns especialistas alertam que o resultado definitivo venha após 12 meses da realização do procedimento.
Há três tipos mais comuns de se fazer a incisão durante a mastopexia: ao redor da aréola.
Há também a incisão feita ao redor da aréola cortando verticalmente para baixo dela, em direção ao sulco da mama.
E, ao redor da aréola, cortando verticalmente para baixa dela, em direção ao sulco da mama e horizontalmente ao longo do sulco da mama.
Na Clínica Lindomar Delgado, os cirurgiões optam por realizar a mastopexia com cicatriz reduzida. O objetivo é deixar a cicatriz quase que imperceptível.
Após a cirurgia, os tecidos mamários são levantados e reajustados conforme o contorno da mama.
O mamilo e a aréola são reposicionados e toda a pele em excesso é retirada para dar um melhor resultado quanto à elasticidade da pele.
Utilizamos curativos após a cirurgia, que são retirados após 24 horas e colocamos uma microporagem da cicatriz que poderá ficar por mais tempo.
Além disso, utilizamos um sutiã adequado para o pós-operatório a ser utilizado durante 30 dias ou mais.
O pós operatório precisa de um acompanhamento com o seu cirurgião plástico e aplicação de taping, uma espécie de bandagem elástica para diminuir os possíveis inchaços, por exemplo.
Pode ser avaliado pelo cirurgião a necessidade de administrar medicamentos nas primeiras 24 horas, como por exemplo, os que reduzem riscos de infecções. Os médicos orientam seguir um período de repouso por, pelo menos, 15 dias.
A exposição ao sol pode interferir no processo de recuperação após a cirurgia. É importante ter uma avaliação do cirurgião plástico antes de se expor ao sol na praia, na piscina ou em outros locais.
É bom lembrar que a cirurgia plástica não afeta a amamentação. Mas, é interessante informar ao cirurgião sobre essa necessidade antes da cirurgia, caso você queira engravidar.
Antes da cirurgia, é necessário realizar uma avaliação médica. É indicado fazer exames laboratoriais e de imagem antes da cirurgia para detectar possíveis alterações nos tecidos mamários.
É indicado também parar de fumar antes da data de realização da mastopexia. Além disso, os cirurgiões recomendam evitar antinflamatórios, medicações naturais ou aspirina, porque podem desencadear sangramentos durante o procedimento.
Se você quiser saber mais sobre as recomendações médicas antes de uma cirurgia plástica, vale conferir este artigo sobre mamoplastia.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que o procedimento seja feito em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, equipamentos e equipe preparada para qualquer intercorrência.
A Clínica Lindomar Delgado realiza todos os procedimentos cirúrgicos em ambiente hospitalar, no Hospital Monte Sinai e Hospital Unimed. E conta com uma equipe de excelência na realização de cirurgias plásticas há mais de 30 anos.
Nem sempre a prótese é utilizada. Em alguns casos é feita a mastopexia com prótese, para ajustar assimetria mamária ou pedido da paciente para aumentar os seios ou deixar as mamas mais marcadas.
Muitas pacientes acreditam que o uso da prótese pode ajudar a aumentar e a levantar os seios. No entanto é importante a avaliação do médico pois a utilização de próteses pode não ser indicado em todos os casos.
A prótese, por incrível que pareça, pode fazer os seios pesarem e fazer com que eles fiquem caídos.
É válido esclarecer que se a paciente já tem um volume razoável nas mamas que seja suficiente para o procedimento ficar do gosto dela, não é necessário acrescentar prótese para levantar os tecidos mamários.
Isto quer dizer que uma ação não está associada a outra. A paciente pode realizar apenas a mastopexia e ficar com os seios levantados e harmonizados como sempre quis.
Conheça nossa equipe e entenda como a mastopexia com cicatriz reduzida pode ser eficiente para você. Entre em contato para agendar uma avaliação clicando aqui.