Cada vez mais acessíveis ao público, as cirurgias plásticas representam a conquista de um sonho. Para muitas pessoas, é a virada de chave para levar uma vida com mais bem-estar e autoestima.
A busca pelo corpo perfeito, porém, pode resultar em frustração, já que poucas pessoas levam em conta que cada corpo é único e o resultado da sua cirurgia dependerá de uma série de fatores, bem como seu tipo físico, composição corporal, predisposições genéticas e hábitos de vida.
Ao decidir pela cirurgia plástica, o paciente deve alinhar junto ao médico a sua expectativa x realidade se perguntando: quero chegar a um ideal inatingível ou próximo da minha realidade?
Se este for o seu caso, vamos te ajudar a compreender todo o processo que envolve uma cirurgia plástica.
Dificilmente o paciente que decide por realizar uma cirurgia plástica chega ao consultório completamente no escuro. É provável que ele já tenha pesquisado bastante a respeito do procedimento desejado e buscado referências.
Com esse material e mãos, é hora de apresentar ao cirurgião plástico suas expectativas x realidade. Em uma conversa direta com o profissional, o paciente deve perguntar sobre as reais possibilidades do seu procedimento e quais os resultados que são possíveis de serem alcançados.
Nesta etapa do processo é muito importante que o paciente confie no seu médico para que se sinta à vontade para expor seus medos, inseguranças, ansiedades e expectativas.
O paciente precisa ter em mente que uma cirurgia plástica não é uma fórmula mágica, muito menos capaz de transformar o seu corpo em outro que não seja compatível com o seu biótipo.
A cirurgia plástica é, antes de tudo, um procedimento médico que, na realidade, envolve exames e avaliações para averiguar o estado de saúde daquela pessoa para atestar a segurança do procedimento.
Falamos mais sobre este assunto no post sobre a segurança hospitalar para cirurgia plástica.
Uma cirurgia plástica pode melhorar a aparência de várias partes do corpo, desde que essas intervenções respeitem as suas limitações.
Assim, é importante que o paciente mantenha sua expectativa x realidade bem alinhadas e evite fazer comparações com o corpo e cirurgias de outras pessoas.
Para encerrar esse tópico, vale mencionar que muitos pacientes imaginam que a lipoaspiração é a solução definitiva para quem deseja emagrecer, e não é. A lipoaspiração visa promover o contorno corporal e não a perda de peso.
O segredo do sucesso de uma cirurgia plástica está na forma como o paciente se comporta no pós-operatório. É imprescindível seguir as orientações do médico para atingir a melhor expectativa x realidade pensada para a sua cirurgia.
Para que tudo ocorra bem, o paciente deve fazer repouso, consumir alimentos saudáveis e usar corretamente os suportes cirúrgicos, tais como sutiã, cinta compressora, faixa de sustentação, modeladores, por exemplo.
Pode ser recomendado o uso de medicamentos analgésicos nos primeiros dias após a cirurgia, o que demanda ao paciente o cumprimento dos horários.
Em algumas cirurgias, pode ser necessária a realização de procedimentos fisioterapêuticos que auxiliam a recuperação do paciente. Dentre eles estão a drenagem linfática e o taping pós-cirúrgico, uma exclusividade da Clínica Lindomar Delgado.
O taping pós-cirúrgico minimiza edemas, evita equimoses(hematomas de cor roxa), reduzir a formação das fibroses e evita as deiscências, que são as aberturas de pontos na cicatriz.
Depois desse período, o paciente deve adotar hábitos mais saudáveis, cuidar da sua alimentação e praticar atividade física. Isto ajuda a manter os resultados obtidos na cirurgia.
Esperamos que esta leitura tenha ajudado você a compreender melhor sobre a importância de traçar a expectativa x realidade de uma cirurgia plástica.
Para agendar uma consulta conosco e fazer uma avaliação com um dos nossos cirurgiões, você pode entrar em contato clicando aqui ou falar com a nossa equipe pelo WhatsApp.