O que é rinoplastia?

O que é a Rinoplastia? Saiba como é feita essa cirurgia

Ter um nariz fora de um padrão, se sentir constrangida pelo formato ou achar que ele é “grande demais” podem ser alguns sentimentos ruins de quem procura a Rinoplastia.

Porém, vale uma consideração muito importante sobre o contexto que pode ter levado a todos esses sentimentos.

Antes de mais nada, é fundamental identificarmos que eles foram provocados pela indústria da beleza, que impõe regras e padrões a serem seguidos.

Padrões que estimulam o nariz de ponta fina, arrebitada e com abas estreitas. Esses até podem ser os pedidos que você vai fazer na hora da consulta com seu cirurgião plástico. Não há nada de errado desde que sejam para agradar você.

Apesar de ser buscada, principalmente, para fins estéticos, a Rinoplastia é uma solução muito comum para pessoas que possuem dificuldade para respirar, por causa de desvios de septo e hipertrofia de cornetos, por exemplo.

No entanto você é uma pessoa única com características próprias. E, se deseja modificar algum traço que te incomoda, ou seja, que causa algum desconforto a você quero lhe apresentar uma solução bastante procurada na Clínica Lindomar Delgado: a Rinoplastia.

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia plástica do nariz

A cirurgia para remodelar o nariz também é chamada de Rinoplastia. É um procedimento cirúrgico feito em pessoas que buscam correção do tamanho do nariz, por ter um formato indesejado, por lesões, infecções ou cirurgias feitas anteriormente.

A partir dessa cirurgia algumas condições podem ser alteradas, como o tamanho do nariz, a largura do dorso nasal, o perfil do nariz, a ponta do nariz, as narinas podem ficar arrebitadas, largas ou grandes, assimetria nasal e desvio.

Durante sua consulta converse bastante com seu cirurgião plástico sobre o procedimento, discutindo os motivos pelos quais você tomou a decisão de fazer a Rinoplastia.

Pergunte sobre as condições médicas ideais, conte se estiver fazendo tratamento médico, procedimentos cirúrgicos feitos anteriormente, se faz uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou de drogas.

A sinceridade é um dos principais itens dessa conversa antes da cirurgia.

Em muitos dos casos, os pacientes já sabem o que esperam da Rinoplastia quando procuram a Clínica Lindomar Delgado, reconhecida por esse procedimento ou um médico cirurgião plástico que já operou alguém próximo ou conhecido.

Entre os pacientes que mais se interessam por essa cirurgia, estão aqueles que desejam fazer a Rinoplastia para afinar o nariz, arrebitá-lo ou mudar o “nariz de batata”.

No entanto, os critérios que devem ser usados pelo cirurgião ao indicar a Rinoplastia são a proporção e a simetria facial. Com tecnologia avançada, as medidas do rosto são verificadas e o médico as associa ao desejo do paciente.

Com quantos anos pode fazer Rinoplastia?

Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes que desejam fazer a Rinoplastia é relacionada à idade própria para fazer esse procedimento cirúrgico. Especialistas dizem que o ideal é que se faça a cirurgia a partir dos 15 anos de idade.

Vale ressaltar que cada pessoa tem a sua própria beleza. Não se deixe levar por padrões de beleza impostos pela sociedade.

Esse procedimento cirúrgico tem ajudado mulheres, que se sentem prejudicadas ou incomodadas de alguma forma, a aumentarem sua autoestima.

Para quem é indicada?

Geralmente a cirurgia é indicada para qualquer pessoa que sinta certo desconforto com o aspecto do nariz. Por isso, acaba procurando a cirurgia plástica para remodelar o formato do nariz.

Durante a consulta o médico irá fazer uma avaliação, examinar, medir e fotografar o seu rosto para o prontuário médico, recomendar as opções mais adequadas e discutir os possíveis resultados, riscos e complicações que possam surgir.

Como se preparar para a Rinoplastia?

Antes de realizar o procedimento cirúrgico é ideal fazer exames laboratoriais, passar por uma avaliação médica, ajustar os medicamentos que você utiliza, evitar fumar antes da cirurgia, evitar tomar anti-inflamatório e medicamentos naturais, porque podem aumentar o sangramento.

A cirurgia é feita com anestesia local. O paciente costuma ficar em um período de recuperação por 15 dias.

Como é feita a Rinoplastia?

Por ser uma cirurgia no rosto, muitos pacientes têm dúvidas em relação a possíveis cicatrizes. A cirurgia passa por algumas etapas. São elas:

Anestesia: feita com administração de medicamentos para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. Pode ser feita por sedação intravenosa e anestesia geral.

 

Incisão: A cirurgia do nariz é realizada por procedimento fechado, em que as incisões são escondidas no interior do nariz ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Com estas incisões os tecidos moles que cobrem o nariz são levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.

 

Remodelação da estrutura do nariz: A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Geralmente parte de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito. Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e, raras vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.

 

Correção de desvio de septo nasal: esse tipo de cirurgia pode corrigir o desvio de septo para quem sofre com insuficiência respiratória e a reduzir as saliências no interior do nariz buscando melhorias da respiração.

 

Fechando as incisões: depois que a estrutura do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. No entanto, outras incisões podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.

Para entender detalhes sobre como anestesia e incisão, você pode ver mais informações sobre como é feito o procedimento cirúrgico da Rinoplastia, na Clínica Lindomar Delgado.

Tipos de Rinoplastia: primária ou revisional

A Rinoplastia pode ser Primária, que é aquela cirurgia para melhorar a aparência ou a função respiratória do nariz. A Rinoplastia na verdade é um conjunto de técnicas variadas combinadas para cada tipo de nariz e para cada resultado desejado.

A cirurgia pode ser com anestesia local e sedação ou anestesia geral. É importante reforçar que nesses dois tipos o atendimento é ambulatorial, isto é, o paciente não precisa dormir no hospital e pode sair no mesmo dia.

Agora se a cirurgia for uma Rinoplastia Revisional ou Rinoplastia Secundária, ela será para correção e utilização de procedimentos feitos anteriormente com técnicas inadequadas que acabaram causando redução da circulação dentro das narinas.

Ela é feita justamente para reparar resultados plásticos alcançados em cirurgias anteriores. Ela é chamadas de Secundária, mas pode ser a terceira ou quarta cirurgia, dependendo dos problemas apresentados pelo paciente.

De acordo com médicos cirurgiões plásticos a Rinoplastia é considerada um procedimento difícil do ponto de vista técnico.

Para que se obtenha êxito nos resultados desejados pelo paciente é necessário que o profissional escolhido tenha experiência e conhecimento apurado.

Outra observação importante feita por especialistas nesse tipo de cirurgia é que levará de 1 a 2 anos para que o nariz tome seu formato final. E o que isso quer dizer?

Isso significa que se depois da cirurgia houver alguma deformidade ou assimetria do nariz, o seu médico cirurgião irá lhe aconselhar a aguardar no mínimo de seis a um ano para que ocorra a cicatrização completa do nariz.

Que tal ter uma ideia de como vai ficar o nariz antes da Rinoplastia?          

Aqui na Clínica Lindomar Delgado é utilizado um sistema de realidade virtual, o Crisalix. Esse software permite que o paciente tenha uma ideia de como vai ficar o formato do nariz com o procedimento antes de fazê-lo.

A tecnologia, uma das mais modernas do mundo, ajuda a alinhar as expectativas, gerando ainda mais satisfação com o resultado final da Rinoplastia.

Para respeitar a vontade do paciente desde as primeiras consultas é importante alinhar as expectativas. Como na fase pré-operatória existe muita ansiedade sobre o resultado, usamos uma tecnologia 3D, na Clínica Lindomar Delgado.

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica no rosto, o que naturalmente pode deixar pacientes ansiosos em relação ao novo nariz. Por isso, a Clínica Lindomar Delgado usa o Crisalix, tecnologia pensada para deixar os pacientes mais seguros e confortáveis.

Com fotos do rosto que a própria pessoa pode retirar ao acessar o site de sua casa ou de qualquer lugar, o médico consegue manipular as imagens considerando os critérios de harmonia facial e proporção.

Durante a consulta, a pessoa usa os óculos de realidade virtual para ter uma previsão do resultado antes da cirurgia. Isso permite que o paciente tire dúvidas e compartilhe com o médico antes do dia da cirurgia de Rinoplastia.

Se você gostaria de saber mais sobre a tecnologia de realidade virtual em 3D que usamos aqui na Clínica Lindomar Delgado, você pode agendar uma consulta com um de nossos cirurgiões.

      

 

Compartilhe este conteúdo