Pesquisas recentes mostram que 70% das mulheres e 40% dos homens estariam dispostos a mudar seus corpos se pudessem escolher uma área específica para “melhorias”.
Nesse cenário, as cirurgias plásticas, como a abdominoplastia, são cada vez mais procuradas para atender essa demanda por beleza e satisfação pessoal.
A abdominoplastia é uma dessas cirurgias plásticas cada vez mais requisitadas pelos brasileiros(as). Também conhecida como dermolipectomia abdominal, é um procedimento para corrigir a flacidez ou o excesso de pele e gordura na barriga.
Pode ser realizada em qualquer idade, mas é mais comumente realizada em pacientes que tiveram uma variação ou perderam muito peso ao longo da vida.
Muitas mulheres optam por uma abdominoplastia depois de terem filhos, pois a gestação e o parto podem causar estragos no abdômen. Se não for possível reduzir a flacidez abdominal através da dieta e de exercícios físicos, uma abdominoplastia pode ser certa para você.
Algumas outras razões pelas quais as pessoas optam por uma abdominoplastia incluem:
Saiba mais: 5 coisas para saber sobre a lipoenxeria
A abdominoplastia vai muito além de questões estéticas e tem um valor importante quando falamos em saúde física e mental.
A técnica permite eliminar os excessos de pele e de gordura da região do abdômen e, até, reforçar os músculos, principalmente em casos nos quais existe um enfraquecimento do componente muscular da parede abdominal.
Caso o excesso de pele não seja retirado, pode ocorrer uma série de problemas, como as incômodas dermatites de contato, assaduras e infecções.
Além disso, contribui para o ganho de autoconfiança e autoestima, oferecendo muito mais qualidade de vida para os pacientes.
A abdominoplastia normalmente é realizada sob anestesia geral e dura de 2h a 5h. É considerada uma cirurgia de grande porte, devendo ser realizada em hospitais com equipes médicas especializadas. O tempo de internação costuma variar entre 24 horas a 2 dias, dependendo da evolução do paciente.
Funciona assim: depois da assepsia da pele, o cirurgião faz as linhas de incisão. Em geral, a primeira é feita no púbis, de um quadril ao outro. A extensão desse corte e a forma varia conforme a quantidade de pele a ser retirada.
O segundo corte é feito na vertical, finalizando ao redor do umbigo, por onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. A gordura localizada é queimada.
Os músculos abdominais são suturados para que se torne mais rígido, o que irá proporcionar uma barriga mais reta e uma cintura mais definida.
Uma vez que o excesso de tecido adiposo e/ou gordura foi removido, o cirurgião fará um fechamento da incisão com pontos internos e externos, além de reposicionar o umbigo.
Saiba mais: 10 dúvidas sobre a lipoabdominoplastia
Sentir dores nos primeiros dias após a cirurgia é muito comum, por isso será preciso tomar analgésicos para aliviar os sintomas.
Logo depois da cirurgia, o paciente irá usar uma cinta modeladora de 30 a 60 dias para auxiliar na recuperação da área operada, proporcionando mais conforto durante o repouso. Além disso, é importante evitar esforços físicos intensos nas primeiras 4 semanas. Sentir inchaço e ver hematomas nas primeiras semanas após o procedimento também é recorrente.
Os resultados finais aparecem de quatro a seis meses após sua abdominoplastia. É importante seguir as instruções do seu médico durante todo o processo de recuperação para evitar complicações e facilitar sua recuperação.
A abdominoplastia e as técnicas utilizadas para retirar os excessos de pele avançaram muito nos últimos tempos e oferecem excelentes resultados.
Porém, para que isso aconteça, você não pode abrir mão de um médico especialista de boa qualidade. As habilidades do cirurgião plástico são imprescindíveis para que tudo ocorra bem.
Sendo assim, aconselhamos que você confira antes se o profissional é habilitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Veja também as suas páginas de divulgação, formas de contato, registro no Conselho e os procedimentos já realizados por esse profissional.
Os valores dependem do tamanho da cirurgia, experiência do profissional e equipe médica, além do hospital escolhido.
Se você se interessou em fazer a cirurgia de redução de barriga, entre em contato com a nossa equipe. Oferecemos todo o suporte necessário para realizar o seu sonho.
Gostaria de falar conosco para tirar suas dúvidas ou marcar uma consulta? Clique aqui!